27 janeiro 2010

Os grandes jogos da década: Agricola




Nasci e cresci no mundo dos jogos de tabuleiro com o Puerto Rico, altivo e dominador, confortavelmente sentado na posição de número 1 do ranking. Sempre assumi que nunca mais de lá ia sair e habituei-me a olhá-lo como o número 1. Nunca me passou pela cabeça que alguma vez o seu reinado pudesse terminar... mas terminou! E o responsável por isso é o mais improvável dos candidatos: um jogo com um tema esquisito (nada de guerras nem temas do renascimento, mas sim a entusiasmante agricultura de subsistência norte-europeia do século XVI), feito por um gajo que até aí só tinha jogos de cartas simples no currículo e editado por uns tipos cuja publicação de maior relevo até aí tinha sido um joguito de cartas sobre feijões. Agricola tomou o mundo dos jogos de assalto e passou rapidamente de grande sucesso de Essen, para grande candidato a destronar o Puerto Rico e, finalmente, para novo número 1 do ranking, posição que mantém até hoje.

É um jogo de gestão de recursos, que recorre ao mecanismo de worker placement (o autor reconheceu as influências do Caylus no desenho) e que consegue criar uma grande atmosfera temática, por mais inverosímil que isto possa parecer, já que estamos a falar, recorde-se, de um jogo que procurar recriar a agricultura de subsistência norte-europeia do séc XVI. Foi também o jogo que (re)lançou essa nobre actividade do tuning de jogos de tabuleiro: é procurar no BGG e ver a quantidade de gente, provavelmente residente na margem sul, que pôs retrovisores desportivos, escapes de rendimento e ailerons nas suas cópias do Agricola.

Gosto muito das cartas e da forma como impedem a existência de zonas de conforto em termos de estratégia, gosto muito da tensão opressiva que a necessidade de alimentar a família provoca... e é um jogo que me dá sempre imenso prazer jogar! Um grande líder do ranking e, sem dúvida, um dos jogos da década!

5 comentários:

Hugo Carvalho disse...

Agricola é um jogaço. Ainda por cima, agora com a febre do farmville, ainda é mais fácil convidar pessoas para o jogar.
da última vez que vi o top do BGG, curiosamente, desceu para o 2º lugar. Mas o que é que isto interessa. Agricola deu novo animo aos jogos de tabuleiro e isso foi fantástico.

zorg disse...

Desceu para o 2º lugar?

Quando é que viste isso? É que actualmente está em 1º e, que eu saiba, nunca deixou de estar desde que roubou o 1º lugar ao Puerto Rico.

zorg disse...

Bom, fui ver agora os ratings e, de facto, na altura em que escrevo estas palavras os dois jogos têm o mesmo geek rating (8.21), embora o Agricola esteja em primeiro.

Não tinha noção que estavam tão próximos.

Asur disse...

Eles foram trocando de posição nos últimos tempos.


É um jogaço, é. Bem superior ao Puerto Rico na minha opinião.

Unknown disse...

alguém me sabe informar onde posso adquirir as peças do agricola em miniaturas de madeira?? sei que as há mas não sei onde !!! obrigado